A hiperactividade e déficit de atenção é um problema mais comum visto em crianças e se baseia nos sintomas de desatenção (pessoa muito distraída) e hiperactividade (pessoa muito activa, por vezes agitada).
Quem apresenta?
Estima-se que cerca de 3 a 5% das crianças na idade escolar (mais ou menos de 5 a 10 anos de idade) apresentem hiperactividade e/ou déficit de atenção. Em adolescentes e adultos ainda existem poucos dados a respeito de qual é a percentagem da população afetada, mas é sabido que ambos os grupos podem desenvolver o transtorno.
Uma pessoa apresenta desatenção, a ponto de ser considerado como transtorno de déficit de atenção, quando tem a maioria dos seguintes sintomas ocorrendo a maior parte do tempo nas suas atividades: frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em actividades escolares, de trabalho ou outras; com frequência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou actividades recreativas; com frequência não segue instruções e não termina seus trabalhos escolares, frequentemente tem dificuldade na organização de suas tarefas e actividades; com frequência evita, antipatiza ou regeita envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa); frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades; é facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa principal que está executando; com frequência apresenta esquecimento em actividades diárias.
Quais são os sintomas da pessoa com hiperactividade?
Frequentemente agita as mãos ou os pés ; com frequência levanta-se da cadeira na sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; frequentemente corre em demasia, em situações nas quais isso é inapropriado com frequência tem dificuldade em brincar ou brincar silenciosamente está frequentemente "a mil" ou muitas vezes age como se estivesse "a todo vapor"; frequentemente fala em demasia.
Dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas; tem dificuldade para aguardar sua vez.
Como se trata?
O tratamento envolve o uso de medicação, geralmente algum psico-estimulante específico para o sistema nervoso central, uso de alguns antidepressivos ou outras medicações. Deve haver um acompanhamento do progresso da terapia, através da família e da escola.
Um aspecto fundamental desse tratamento é o acompanhamento da criança, de sua família e de seus professores, pois é preciso auxílio para que a criança possa reestruturar o seu ambiente, reduzindo sua ansiedade.
Bárbara, Bruna, Joana, Sónia
Quem apresenta?
Estima-se que cerca de 3 a 5% das crianças na idade escolar (mais ou menos de 5 a 10 anos de idade) apresentem hiperactividade e/ou déficit de atenção. Em adolescentes e adultos ainda existem poucos dados a respeito de qual é a percentagem da população afetada, mas é sabido que ambos os grupos podem desenvolver o transtorno.
Uma pessoa apresenta desatenção, a ponto de ser considerado como transtorno de déficit de atenção, quando tem a maioria dos seguintes sintomas ocorrendo a maior parte do tempo nas suas atividades: frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em actividades escolares, de trabalho ou outras; com frequência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou actividades recreativas; com frequência não segue instruções e não termina seus trabalhos escolares, frequentemente tem dificuldade na organização de suas tarefas e actividades; com frequência evita, antipatiza ou regeita envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa); frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades; é facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa principal que está executando; com frequência apresenta esquecimento em actividades diárias.
Quais são os sintomas da pessoa com hiperactividade?
Frequentemente agita as mãos ou os pés ; com frequência levanta-se da cadeira na sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; frequentemente corre em demasia, em situações nas quais isso é inapropriado com frequência tem dificuldade em brincar ou brincar silenciosamente está frequentemente "a mil" ou muitas vezes age como se estivesse "a todo vapor"; frequentemente fala em demasia.
Dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas; tem dificuldade para aguardar sua vez.
Como se trata?
O tratamento envolve o uso de medicação, geralmente algum psico-estimulante específico para o sistema nervoso central, uso de alguns antidepressivos ou outras medicações. Deve haver um acompanhamento do progresso da terapia, através da família e da escola.
Um aspecto fundamental desse tratamento é o acompanhamento da criança, de sua família e de seus professores, pois é preciso auxílio para que a criança possa reestruturar o seu ambiente, reduzindo sua ansiedade.
Bárbara, Bruna, Joana, Sónia
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