Neste blog apresenta-se os "trabalhos" e opniões dos alunos da turma D do sétimo ano da Escola EB 2,3 do Cerco

segunda-feira, abril 30, 2007

25 de Abril


O levantamento militar do dia 25 de Abril de 1974 derrubou, num só dia, o regime político que vigorava em Portugal desde 1926, sem grande resistência das forças leais ao governo, que cederam perante o movimento popular que rapidamente apoiou os militares. Este levantamento é conhecido por 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O levantamento foi conduzido pelos oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial. Considera-se, em termos gerais, que esta revolução devolveu a liberdade ao povo português (denominando-se "Dia da Liberdade" o feriado instituído em Portugal para comemorar a revolução).


O 25 de Abril visto 30 anos depois
O 25 de Abril de 1974 continua a dividir a sociedade portuguesa, embora as divisões estejam limitadas aos estratos mais velhos da população que viveram os acontecimentos, às facções políticas dos extremos do espectro político e às pessoas politicamente mais empenhadas.
Quase todos, com muito poucas excepções, consideram que o 25 de Abril valeu a pena.


Para muitos não passa de mais um feriado ou dia de descanso, passando ao lado da história. para outros...bem para outros foi tudo.
Nunca tinha pensado como seria viver antes desta revolução e Tu?
Barbara

Sem comentários: